O FUTURO DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA EXIGE PONDERAÇÃO E RESPEITO


Com a publicação da saudação do Dr. Luís Raposo aos Amigos do MNA, do artigo do jornal Publico e da notícia da Antena 1, todos abaixo transcritos, chega ao fim a missão deste blogue independente,
feito por alguns amigos do MNA.

A luta travada nos últimos anos em defesa do MNA, impedindo a sua transferência para a Fábrica da Cordoaria Nacional, foi coroada de êxito.

Ao Dr. Luís Raposo desejamos as maiores venturas na continuação da sua carreira profissional.

Se um dia o MNA voltar a estar em perigo, regressaremos,

porque por agora apenas hibernamos.




quarta-feira, 31 de março de 2010

Em defesa do MNA... alguns comentários (2)

Como uma má decisão (novo Museu dos Coches) consegue dar em pantanas toda a estrutura física do ex-IPA (com consequências cuja gravidade só mais tarde se poderá avaliar em plenitude) e agora ameaça fazer o mesmo ao MNA. Lamento pelos técnicos envolvidos, mas responsabilizo essencialmente os decisores políticos.
Iolanda Vilarinho

Não é de todo sensato pensar em mudar um Museu desta importância sem que haja um projecto bem definido. É necessário ouvir todas as pessoas entendidas. Um museu desta importância não pode fazer parte de uma agenda política! Penso que a ministra da cultura terá que explicar o porquê de tanta urgência relativamente a esta questão...
Jorge Raposo

Espantoso o desrespeito demonstrado por um museu centenário e pujante. Será o excesso de liquidez do MC a causa desta proposta irrealista e megalómana que é reordenamento dos museus de Belém ?
Rui Proença

Por uma coerente política cultural que defenda o património nacional como uma herança a guardar, a preservar e a divulgar e não como uma peça de um jogo de políticas que tem como objectivo a simples mudança das peças de tabuleiro. Ministros e ministras são simples pessoas que deveriam ter a humildade e a modéstia de entender o seu cargo como uma honra de participar no destino do nosso património, dos vestígios que permaneceram no nosso país quaisquer que tenham sido os reis, os ministros, ou os presidentes
Lídia Fernandes

É simples! Enquanto não estiver garantida a segurança geotécnica da instalação do MNA na Cordoaria Nacional e enquanto não forem realizados os adequados estudos de planeamento urbano e circulação viária, importa manter todas as condições de operacionalidade do Museu nos Jerónimos.
Nuno Roby Amorim

O Museu Nacional de Arqueologia é uma "instituição" demasiado importante para estar ao sabor de caprichos ou birras de deslumbrados com o poder.
António Carlos Silva

Para quê, passarmos a vida a tentar mudar os locais das instituições, só para mostrar trabalho? Dote-se as instituições de meios, para a sua manutenção e sobrevivência. Não é com mudanças desta natureza que se melhoram. O que está por trás desta mudança? Foi feito um estudo profundo sobre o solo, oscilações, veios de água, etc ?
José Quintanilha Mantas

«Sem comentários» - que outra alternativa não há!
José Manuel dos Santos Encarnação

Sem comentários:

Enviar um comentário