O FUTURO DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA EXIGE PONDERAÇÃO E RESPEITO


Com a publicação da saudação do Dr. Luís Raposo aos Amigos do MNA, do artigo do jornal Publico e da notícia da Antena 1, todos abaixo transcritos, chega ao fim a missão deste blogue independente,
feito por alguns amigos do MNA.

A luta travada nos últimos anos em defesa do MNA, impedindo a sua transferência para a Fábrica da Cordoaria Nacional, foi coroada de êxito.

Ao Dr. Luís Raposo desejamos as maiores venturas na continuação da sua carreira profissional.

Se um dia o MNA voltar a estar em perigo, regressaremos,

porque por agora apenas hibernamos.



sábado, 17 de abril de 2010

Ministra Canavilhas: má informação, casca de banana ou má fé ?

Durante a audição parlamentar da semana passada a ministra Canavilhas disse a dado momento que o MNA sempre esteve a título precário nos Jerónimos e que já o Doutor Leite de Vasconcelos assim o considerava.
Será esta mais uma “casca de banana” que lhe foi posta pelo secretário Summavielle ?
É que se trata de uma completa inverdade, daquelas em que Summavielle é useiro e vezeiro.
Basta citar esta passagem de uma carta do Doutor Leite de Vasconcelos para António Tomás Pires, em 1903, quando estava a meio da mudança da Academia das Ciências para os Jerónimos:

Felizmente consegui que o Governo me desse a mais linda casa a que eu podia aspirar para o Museu! Não tenho inveja a nenhuns Museus agora, pois estou magnificamente: em Belém, numa ala independente e grande, com boa mobília e luz. Já tenho mudada mais de metade. Agora alargo o plano, e sigo o que esbocei na Revista Lusitana...

Sem comentários:

Enviar um comentário