O FUTURO DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA EXIGE PONDERAÇÃO E RESPEITO


Com a publicação da saudação do Dr. Luís Raposo aos Amigos do MNA, do artigo do jornal Publico e da notícia da Antena 1, todos abaixo transcritos, chega ao fim a missão deste blogue independente,
feito por alguns amigos do MNA.

A luta travada nos últimos anos em defesa do MNA, impedindo a sua transferência para a Fábrica da Cordoaria Nacional, foi coroada de êxito.

Ao Dr. Luís Raposo desejamos as maiores venturas na continuação da sua carreira profissional.

Se um dia o MNA voltar a estar em perigo, regressaremos,

porque por agora apenas hibernamos.




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Visita ao MNA da Comissão de ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República

Teve lugar hoje, tal como previsto, a visita dos deputados da Comissão de ética, Sociedade e Cultura ao MNA. Estiveram presentes 14 deputados, de todos os Partidos Políticos representados na Assembleia da República, assim como alguns arqueólogos e historiadores que quiseram marcar presença, manifestando os seus pontos de vista sobre o momento que o MNA atravessa. Salientamos em especial, os Professores Catedráticos de Arqueologia na Universidade de Lisboa e na Universidade Aberta, respectivamente Prof. Doutor Victor S. Gonçalves e Prof. Doutor João Luís Cardoso, e o Director do Museu Ferroviário Nacional, Doutor Jorge Custódio, um dos mais eminentes especialistas portugueses em património industrial e profundo conhecedor da Fábrica da Cordoaria Nacional. Os deputados foram recebidos pelo Director do MNA, que expos detalhadamente a situação actual. Pelo GAMNA estiveram presentes a Presidente da Direcção, Doutora Jeannette Nolen, a Secretária-geral da Direcção, Arquitecta Helena Delgado, e o Presidente da Mesa da Assembleia-geral Doutor Pedro Roseta, que usou também da palavra da Direcção, em nome do GAMNA.A sessão decorreu muito bem, tendo os deputados colocado diversas questões e obtido os respectivos esclarecimentos. Seguiu-se visita à Torre Oca.
Ficamos agora a aguardar com expectativa os desenvolvimentos desta visita, seja ao nível da inquirição parlamentar à senhora Ministra da Cultura, prevista para dia 14 de Abril, seja ao nível de eventuais iniciativas legislativas que os Partidos entendam tomar.

Intervenção do Director do MNA

Intervenção do Presidente da AG do GAMNA

Sem comentários:

Enviar um comentário